Batismo de fogo

Pracinhas são homenageados na UFSM

"

Na manhã desta quinta-feira, a 3ª Divisão de Exército realizou solenidade alusiva aos 70 anos do "Batismo de Fogo" da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante 2ª Guerra Mundial. O evento ocorreu no largo do planetário na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e homenageou ex-combatentes ligados a esta guarnição.

Na ocasião, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann fez entrega das medalhas e o General  Geraldo Antonio Miotto, comandante da Divisão Encouraçada, entregou os diplomas aos pracinhas.

Entre o homenageados, Neraltino Flores dos Santos, 92 anos, de Tupanciretã, Eugênio Lombardo, 89 anos de Cacequi e os dois santa-marienses: Aribides Rodrigues Pereira, 93 anos e o veterano José João Pereira, 99 anos. 

Batismo de Fogo

O Exército Brasileiro comemorou, no dia 16 de setembro, os 70 anos do Batismo de Fogo, denominação atribuída à primeira missão de combate realizada pelos integrantes da FEB. Naquela ocasião, efetivos dos 1° e 2° Batalhões do 6° Regimento de Infantaria tomaram a localidade de Massaroca.

Segundo Francisco César Ferraz, autor do livro Os Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial, pela primeira vez, os soldados brasileiros receberam tiros de artilharia, se depararam com campos minados e se defrontaram com patrulhas inimigas. A partir daí, foram várias vitórias frente aos alemães como a Tomada de Monte Castelo.

*Com informações da Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rua Ana Neri está com trânsito interrompido por causa de obras

Próximo

Asena garante oito medalhas no primeiro dia de finais do Brasileiro de Canoagem

Geral